Se existe setor profissional que tem sabido resistir aos mais complexos e disruptivos eventos de escala mundial, é o do IT. Este mercado continua a crescer, mesmo perante crises políticas, económicas e energéticas, pandemias e alterações climáticas, entre tantas outras adversidades.
No entanto, por ter de se adaptar constantemente a novos desafios, o mercado IT continua a reinventar as suas práticas. O outsourcing continua a ser uma das mais valiosas, já que permite às empresas reduzir riscos e custos, mantendo ou aumentando a sua produtividade.
Só em 2024, a receita do mercado global de IT Outsourcing atingiu os 514,96 mil milhões de euros. De 2025 a 2030, espera-se que expanda a uma taxa anual de 8,6%, chegando eventualmente a 1.160,40 mil milhões de euros em 2030.
Por agora, em 2025, estas são as tendências de IT Outsourcing a manter debaixo de olho.
1. SERVIÇOS GERIDOS CONTINUAM A AUMENTAR
O outsourcing de infraestruturas e serviços IT está a beneficiar organizações pequenas, grandes, novas e experientes. Ao confiarem num fornecedor externo para monitorizar e gerir redes, sistemas, bases de dados, aplicações, cibersegurança, entre outros, as empresas podem reduzir custos e riscos, enquanto melhoram a sua eficiência e crescem. Isto significa que as partes mais técnicas do trabalho são tratadas por especialistas em IT, enquanto a empresa pode focar-se nas operações comerciais.
Uma das áreas onde os serviços geridos estão a crescer substancialmente é a cibersegurança. Soluções como Managed SOC, Managed EDR ou Managed NDR podem ajudar as empresas a melhorarem a sua resiliência de rede e de endpoints, as suas capacidades de gestão de vulnerabilidades e de resposta a incidentes, enquanto as equipas internas de segurança se concentram nas atividades diárias essenciais.
Os serviços geridos também têm vindo a expandir-se para a cloud, que se tornou parte fundamental do processo de transformação digital de qualquer organização. Construir e manter uma infraestrutura fiável e flexível é cada vez mais complexo, razão pela qual as empresas procuram cada vez mais parceiros de serviços cloud geridos. Segundo a Gartner, espera-se que todos os segmentos de cloud registem um crescimento de dois dígitos em 2025.
2. ORÇAMENTOS DE CIBERSEGURANÇA ESTÃO A EXPANDIR
Os números são impressionantes: ocorrem 600 milhões de ciberataques todos os dias em todo o mundo, enquanto o custo do cibercrime para as empresas deverá aumentar de 11,43 biliões de euros em 2025 para aproximadamente 22,85 biliões de euros em 2027.
Portanto, é natural que a cibersegurança seja uma preocupação crescente para as empresas, até porque grande parte dos seus funcionários trabalha em regime híbrido (e utiliza as suas conexões de rede pessoais), o que as torna mais vulneráveis a cibercriminosos.
Como tal, a segurança da infraestrutura de rede e de dados tornou-se na prioridade principal das empresas de IT – espera-se que os orçamentos de cibersegurança aumentem significativamente, com a despesa global em segurança da informação estimada em 201,90 mil milhões de euros em 2025, um aumento de 15,1% em relação a 2024.
O outsourcing deste tipo de serviço é uma decisão inteligente, uma vez que permite às empresas obterem proteção 24 horas por dia (o que, com uma equipa interna, seria mais difícil), uma resposta mais rápida a eventuais incidentes, e com poupança no longo prazo (uma vez que a equipa de cibersegurança contratada pode ser ajustada conforme as necessidades).
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3. OS DADOS ESTÃO A IMPULSIONAR DECISÕES DE NEGÓCIO
As empresas estão constantemente a ter de lidar com desafios complexos impostos pela tecnologia, por contextos económicos e políticos. A única forma de navegar esta incerteza e evitar ficar para trás é ser capaz de realizar análises de dados em tempo real – permite às empresas antecipar tendências e obstáculos de mercado, compreender o comportamento do cliente e tomar decisões de negócio mais inteligentes em tempo real.
Como a análise de dados está tão em alta, e requer profissionais altamente especializados, as empresas estão a recorrer ao outsourcing para obter os serviços e especialistas certos para atender às suas necessidades.
Em 2025, as funções da área dos dados em maior procura são cientistas de dados (devido à ascensão de IA e Machine Learning) e engenheiros de dados (que se tornam mais críticos com o aumento da big data).
4. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING MANTÊM-SE AMPLAMENTE ADOTADOS
Ambas as áreas já eram tendência em 2024 e continuam a sê-lo em 2025. A Inteligência Artificial e Machine Learning vieram para ficar e estão não só a alterar o modo como vivemos, como também a redefinir a nossa forma de trabalhar.
Os números não mentem: espera-se que o mercado global de IA e ML cresça a uma taxa anual de 36,6% entre 2024 e 2030, prevendo-se que cerca de 97 milhões de pessoas trabalhem no setor até 2025. Estes números são resultado direto da posição dominante da IA como tendência de IT Outsourcing.
O desenvolvimento de IA é maioritariamente subcontratado porque, tal como a análise de dados, é um campo complexo e exigente que requer especialistas altamente especializados. Duas tendências muito específicas de outsourcing envolvendo o uso de IA são o desenvolvimento de modelos de IA Generativa e a adoção de ferramentas de co-pilot para auxiliar processos de negócio.
As empresas estão a adotar cada vez mais soluções de IA porque proporcionam uma maior eficiência de trabalho através da automatização de tarefas de rotina, redução de custos, maior controlo e segurança dos processos. Têm sido catalisadores em áreas como a análise de dados, o desenvolvimento de software e o serviço ao cliente.
5. CLOUD E COMPUTAÇÃO HÍBRIDA COMO MOVIMENTOS ESTRATÉGICOS
A tecnologia baseada na cloud tem evoluído a um ritmo sem precedentes. Hoje, a maioria das organizações reconhece o valor da cloud em fornecer uma infraestrutura escalável e flexível para implementar soluções sofisticadas – como IA e ML – e para responder às crescentes exigências e flutuações do mercado.
Em 2025, as estratégias de outsourcing multi-cloud continuam a ser amplamente adotadas, para que as empresas possam armazenar os seus dados em vários fornecedores de cloud para reduzir o risco de perda e comprometimento de dados. A Gartner prevê que 90% das organizações adotem uma cloud híbrida (multi-cloud torna-se híbrida quando se combinam fornecedores públicos e privados) até 2027.
Mas vamos falar dos números de 2025: prevê-se que a despesa mundial em serviços de cloud pública cresça 21,5% em 2025, atingindo um total de 688,47 mil milhões de euros, face aos 566,94 mil milhões de euros em 2024.
Para outras empresas, migrar totalmente para a cloud pode não ser a melhor abordagem, pelo que procurarão outsourcing de computação híbrida como alternativa. Isto significa que combinarão servidores físicos internos (geralmente para proteger dados mais sensíveis) com infraestrutura cloud para garantir escalabilidade.
6. PROTEÇÃO DE DADOS NO CENTRO DO NEGÓCIO
Legislações rigorosas de proteção e segurança de dados, como NIS 2 e DORA na Europa, estão a moldar a forma como as empresas operam e a redefinir a sua postura de segurança. O outsourcing deste tipo de serviço significa que as organizações podem aceder a aliados especializados e experientes em privacidade e conformidade de dados, evitando assim futuros danos legais, financeiros e de reputação.
Diferentes tipos de serviços estão a ser subcontratados para garantir a privacidade e segurança dos dados, nomeadamente:
- Tecnologia biométrica
Reconhecimento facial, de impressões digitais e da íris são algumas das soluções biométricas com grande procura, especialmente na banca e outros setores críticos, onde a segurança das transações é uma prioridade. - Gestão de Identidade e Acessos
Cada vez mais organizações procuram implementar software concebido para gerir identidades digitais e assegurar o controlo de acessos, garantindo em última análise que apenas utilizadores autorizados podem aceder a dados específicos. - Consultoria de Conformidade NIS 2
Para garantir o total cumprimento da legislação mais abrangente da UE em matéria de cibersegurança, as organizações estão à procura de parceiros experientes para as ajudarem a identificar os serviços e processos essenciais da empresa, implementar medidas de segurança necessárias e monitorizar o seu desempenho.
7. PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS COM ELEVADA PROCURA
Não é novidade que a escassez de talentos no setor It é um problema real, devido ao ritmo galopante da transformação digital. A International Data Corporation (IDC) prevê que, até 2026, mais de 90% das organizações a nível mundial serão afetadas pela crise de escassez de competências IT, chegando a 5,23 biliões de euros as perdas causadas por atrasos de produtos, perda de competitividade e negócio.
Em 2025, as competências mais procuradas são:
- Competências em Inteligência Artificial
Incluindo experiência em IA Generativa (as ofertas de emprego dispararam no último ano) e experiência com tecnologias como Angular, Flutter, Kotlin e Terraform. - Competências em Machine Learning
Envolve conhecimento profundo em ciência de dados. ML é a competência de mais rápido crescimento em 2024, com uma taxa de crescimento de 383%. - Competências tecnológicas fundamentais
Incluindo tecnologias como React, .NET, Python, Node e Java. - Competências cloud e relacionadas com dados
Há um crescimento de 77% na procura por competências relacionadas com infraestrutura de dados, que inclui ferramentas como Databricks, Snowflake e MongoDB. Competências de gestão e armazenamento de dados também são muito procuradas.
As empresas estão cada vez mais a recorrer ao Outsourcing para aceder a um conjunto de talentos mais alargado e preencher estas lacunas. O Nearshore, especificamente, continua a ser um dos modelos de negócio mais populares para tal, já que permite o acesso a custos laborais mais baixos e, consequentemente, ajuda a alcançar poupança.