Red Teaming
Os nossos pentesters mais experientes utilizam técnicas ofensivas usadas por atacantes reais para aceder a sistemas ou dados específicos.
O objetivo é avaliar a exposição das empresas a falhas de segurança e recomendar medidas concretas para as resolver.
O que é o Red Teaming?
Red Teaming, ou exercício de Red Team, é uma avaliação de cibersegurança na qual uma equipa de hacking ético simula e sequencia um ataque completo contra uma empresa, indo desde a recolha de informações até ao controlo total da infraestrutura, e explorando qualquer vulnerabilidade técnica ou humana relevante que possa conceder acesso a ativos ou informações específicas.
É uma abordagem mais ofensiva e realista do que a dos testes de penetração (pentesting), já que também testa como a Blue Team (equipa de cibersegurança defensiva do cliente) responde a tais ataques.
O objetivo é expor falhas na estratégia de segurança de uma organização e fornecer recomendações de melhoria.
Estratégias e ferramentas de Red Team
Os nossos especialistas de Red Team são treinados para utilizar todas as técnicas empregadas por atacantes reais, tais como:
Recolha de informações publicamente disponíveis que sejam relevantes para preparar o ataque e identificar potenciais pontos fracos, serviços ou alvos.
Phishing, chamadas telefónicas e outras táticas semelhantes são utilizadas para invadir o sistema de uma empresa e obter informações sensíveis.
Este tipo de malware bloqueia e encripta dados, colocando as organizações na posição de terem de pagar um resgate para evitar a perda dos seus dados.
Consistem em aceder à infraestrutura de uma empresa através da tentativa de adivinhar palavras-passe comuns ou fracas associadas a determinadas contas.
Obtenção de acesso físico à infraestrutura interna. Isto pode envolver a exploração do conhecimento humano ou de equipamentos, como sistemas de controlo de acesso por Radio-Frequency Identification (RFID), câmaras de vigilância ou alarmes.
Diferentes equipas e abordagens
Red Team vs. Blue Team vs. Purple Team
Red Team
Pentesters experientes – geralmente parte de um prestador de serviços externo independente – que replicam as ações de atacantes reais. O objetivo é ultrapassar as defesas da Blue Team enquanto evitam ser detetados.
Blue Team
Integram a equipa de segurança IT da empresa e têm como objetivo defender a organização contra os atacantes, incluindo as tentativas da Red Team, utilizando as medidas e ferramentas de segurança com as quais trabalham diariamente.
Purple Team
Não é exatamente uma equipa, mas uma abordagem em que as Red Team e Blue Team trabalham de forma colaborativa ao longo do exercício. Sacrifica-se um pouco de realismo em prol de uma melhor comunicação entre as duas equipas, permitindo-lhes reagir e melhorar de forma mais rápida e contínua.
Como se desenrola um exercício de Red Team?
Os nossos especialistas de Red Team seguem o framework TIBER-EU, do Banco Central Europeu. As principais etapas são:
Benefícios do Red Teaming
Estar à frente dos ciberatacantes
Entramos na mente dos hackers, prevemos como podem danificar as empresas e preparamo-nos para o evitar.
Identificar vulnerabilidades
Os exercícios de Red Team detetam e avaliam pontos fracos de segurança nos sistemas das empresas para ajudar a resolvê-los e a antecipar futuros riscos e ameaças.
Desenvolver resiliência cibernética
Ao implementar medidas recomendadas, as empresas estarão muito mais preparadas para prevenir, detetar e responder a ameaças potencialmente destrutivas.
Evitar danos financeiros e reputacionais
Melhorar a postura de cibersegurança significa conseguir prevenir a exfiltração de dados, bem como os consequentes danos financeiros e reputacionais.
Assegurar a conformidade
O facto de estarem preparadas a todos estes níveis e de realizarem auditorias de segurança regulares é também uma forma de garantir que as empresas cumprem as normas e legislações relevantes para o setor.
Promover a aprendizagem das equipas de segurança
Especificamente para as Blue Teams (geralmente parte da empresa), os exercícios de Red Teaming podem ser extremamente valiosos e uma ótima oportunidade para aprender a detetar e travar atacantes.
Red Teaming vs. Pentesting
|
Red Teaming |
Pentesting |
Objetivo |
Avaliar como atacantes reais podem prejudicar uma entidade, obter dados críticos ou causar mais danos. |
Detetar vulnerabilidades que afetam um âmbito específico. |
Alvo |
Grupo, entidade ou serviço completos. |
Limitado a uma ou poucas infraestruturas, sistemas ou aplicações. |
Duração |
Algumas semanas – Vários meses. |
Alguns dias – Várias semanas. |
Perspetiva da Blue Team |
Sem conhecimento de que um exercício de Red Team está a decorrer, a Blue Team é testada e treinada para detetar e prevenir ataques complexos. |
Ciente de que um Pentest está a decorrer, a Blue Team pode aprender a detetar vulnerabilidades específicas. |
Resultados |
Relatório com os detalhes do ataque, kill chains, vulnerabilidades, avaliação da postura global de segurança da entidade e recomendações de melhoria. |
Relatório com avaliação da postura de segurança técnica de um âmbito específico, lista de vulnerabilidades detetadas e recomendações técnicas para ações corretivas. |
Red Teaming
- Objetivo: Avaliar como atacantes reais podem prejudicar uma entidade, obter dados críticos ou causar mais danos.
- Alvo: Grupo, entidade ou serviço completos.
- Duração: Algumas semanas – Vários meses.
- Perspetiva da Blue Team: Sem conhecimento de que um exercício de Red Team está a decorrer, a Blue Team é testada e treinada para detetar e prevenir ataques complexos.
- Resultados: Relatório com os detalhes do ataque, kill chains, vulnerabilidades, avaliação da postura global de segurança da entidade e recomendações de melhoria.
Pentesting
- Objetivo: Detetar vulnerabilidades que afetam um âmbito específico.
- Alvo: Limitado a uma ou poucas infraestruturas, sistemas ou aplicações.
- Duração: Alguns dias – Várias semanas.
- Perspetiva da Blue Team: Ciente de que um Pentest está a decorrer, a Blue Team pode aprender a detetar vulnerabilidades específicas.
- Resultados: Relatório com avaliação da postura de segurança técnica de um âmbito específico, lista de vulnerabilidades detetadas e recomendações técnicas para ações corretivas.
Os nossos especialistas são certificados
A Alter Solutions é um prestador de serviços de auditoria de segurança de sistemas de informação certificado pela Agência Nacional Francesa de Cibersegurança (ANSSI), uma das mais prestigiadas autoridades de cibersegurança da Europa.
Esta certificação atesta a competência e a fiabilidade dos nossos auditores para efetuar auditorias de segurança nos seguintes âmbitos:
- Auditoria organizacional
- Auditoria de arquitetura
- Auditoria de configuração
- Auditoria de código
- Testes de penetração / Pentesting
Consultoria em Conformidade NIS 2
Os nossos artigos
Os nossos case studies
FAQ
O Red Team Pentesting realiza avaliações em diversos sistemas. Frequentemente, as vulnerabilidades críticas de segurança não estão ligadas à tecnologia específica do sistema, permitindo testes bem-sucedidos de novos tipos de sistemas.
Sim, o Red Team pode incorporar táticas de engenharia social.
Simulação realista de ciberataques, otimização de processos de gestão de incidentes, e validação de investimentos em segurança.
Solicitar uma reunião
Preenche o nosso formulário de contacto e a nossa equipa dedicada a cibersegurança entrará em contacto no prazo de 24 horas.
Podes também enviar-nos um e-mail com mais informações sobre o teu projeto e os respetivos requisitos.
hello.portugal@alter-solutions.com