Turismo

Portugal

Portugal é um País pequeno, mas com muito para visitar. Quer tenhas interesse em paisagem urbana ou Natureza, em praia ou montanha, aqui podes encontrar o destino para as tuas próximas férias. Para te ajudar, listámos os dez locais essenciais a visitar no País.

 

Lisboa

A capital portuguesa é um dos principais pontos turísticos do País, com cerca de dez milhões de visitantes estrangeiros anuais. O clima ameno e solarengo, a paisagem ribeirinha e os preços baixos em relação às restantes capitais europeias tornam a cidade atrativa em qualquer altura do ano.

 

O que visitar:

  • Centro Histórico: a melhor forma de conhecer a verdadeira Lisboa é deambulando pelas ruas estreitas dos bairros históricos da cidade. Assistir a um espetáculo de fado em Alfama, subir da Mouraria ao Castelo de S. Jorge, beber um copo no Bairro Alto ou passear pelas lojas típicas na Baixa e no Chiado são algumas das formas de viver o melhor que a capital tem para oferecer. 

    281x281_LiboaCentroHistorico

  • Belém: afastada do centro da cidade, Belém foi uma zona construída para refletir a grandeza da expansão marítima de Portugal no século XV. O Mosteiro dos Jerónimos, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém são as principais atrações do local, bem como os populares Pastéis de Belém. 

    281x281_TorreDeBelem

  • Monsanto: para os que desejam uma pausa na paisagem urbana, esta pode ser uma boa opção. O Parque Florestal de Monsanto oferece vários trilhos para caminhadas ou passeios de bicicleta, com diferentes níveis de dificuldade, mas a mesma vista única sobre a cidade. 

    281x281_Monsanto

  • Sintra: a vila romântica de Portugal, a apenas 30 minutos de Lisboa, é muito apreciada pelos turistas. Os impressionantes monumentos e casinhas pitorescas formam um equilíbrio perfeito com a paisagem natural da serra, onde está localizada. Os Travesseiros de Sintra são um doce típico da vila – uma delicada massa folhada recheada com creme de ovo e amêndoa.

    281x281_Sintra2

  • Cascais: vila costeira portuguesa a 30 minutos da capital. É um dos principais pontos turísticos da região de Lisboa, em especial no verão, devido às conhecidas praias da zona. É o destino perfeito para escapar à confusão da grande cidade e aproveitar para desfrutar do típico.

    281x281_Cascais

 

Porto

A “cidade Invicta”, capital do Norte de Portugal, é um popular ponto de atração turística no País. Com um centro histórico classificado como Património Mundial pela UNESCO, está repleta de monumentos históricos e pontes centenárias que atravessam o idílico rio Douro. A Francesinha e as Tripas à Moda do Porto, pratos típicos da zona, fazem parte da experiência da cidade.

 

O que visitar:

  • Caves do Vinho do Porto: é em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio, que se situam as Caves do Vinho do Porto, onde a popular bebida é armazenada e envelhecida. Aqui os visitantes podem ficar a conhecer a história do vinho e descobrir as suas dezenas de variedades.

    281x281_CavesVinhoDoPorto

  • Ribeira: o postal da cidade do Porto, com o seu aglomerado de pequenas casas coloridas junto às margens do Douro. É uma zona turística e muito movimentada, com inúmeros cafés e restaurantes, com vista para Gaia e as suas Caves.

    281x281_Ribeira

  • Torre dos Clérigos: o ex-libris da cidade. Construída num visível estilo barroco e com mais de 75m de altura, demarca a silhueta da Invicta, oferecendo uma vista panorâmica única sobre a mesma.

    281x281_TorreDosClérigos

  • Livraria Lello: é reconhecida como uma das livrarias mais bonitas do mundo. Situada no Centro Histórico do Porto, foi durante anos considerada como fonte de inspiração de J. K. Rowling (que chegou a viver na cidade) para os livros da conhecida saga Harry Potter – e percebe-se bem porquê. As cores, vitrais e arquitetura deste edifício histórico alimentam a imaginação de qualquer visitante.

    281x281_LivrariaLello

  • Parque de Serralves: este espaço verde no coração do Porto estende-se por uns impressionantes 18 hectares, incluindo ainda a Casa (exemplar único da arquitetura “Art Déco” no país) e o Museu de Arte Contemporânea de Serralves.

    281x281_ParqueDeSerralves

 

Parque Nacional da Peneda-Gerês

O único parque nacional do País situa-se na zona mais Norte do País, na fronteira com a Galiza (Espanha). São mais de 70 mil hectares de paisagem natural no seu estado mais puro, águas cristalinas e trilhos de beleza impressionante.

281x281_Geres

 

Açores

O arquipélago dos Açores, constituído por nove ilhas divididas em três grupos, oferecendo cada uma um mundo único de paisagem natural por descobrir. A origem vulcânica do arquipélago sente-se na sua paisagem natural (o vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial; os geisers e águas termais, na ilha de S. Miguel; ou as Fajãs, na ilha de S. Jorge) bem como na sua cultura, onde o maior exemplo é o Cozido das Furnas, prato típico do arquipélago, cozinhado no interior da terra. 

281x281_Acores

 

Madeira

Arquipélago constituído pela ilha da Madeira, Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, o arquipélago tem dois terços do seu território composto de área protegida. A temperatura primaveril que se sente o ano inteiro convida à prática de atividades ao ar livre, sejam eles percursos pedestres pelas levadas, golfe, passeios de barco ou mergulho. O Vinho da Madeira e o bolo do caco são algumas das iguarias gastronómicas da região.

281x281_Madeira

Serra da Estrela

A montanha mais alta de Portugal Continental é mais conhecida por ser o único sítio no País que permite a prática de desportos de neve. Mas este parque natural oferece muito mais do que isso. Existem cerca de 375 quilómetros de trilhos para percursos pedestres, a cavalo ou de bicicleta, nascentes e lagoas de água fresca e cristalina para os dias mais quentes e aldeias históricas que constituem postais únicos da região. O queijo da Serra e o pão de Seia são produtos gastronómicos típicos que não se podem dispensar. 

281x281_SerraDeEstrela

 

Algarve

A região sul de Portugal é sobretudo conhecida pelos seus extensos quilómetros de praias de areia branca. Mas a paisagem algarvia oferece mais do que um bronze invejável.

281x281_Algarve

 

O que visitar:

  • Faro: a capital algarvia é frequentemente esquecida pelos visitantes da região. Contudo, a cidade oferece uma verdadeira viagem ao passado no seu centro histórico, com ruas e ruelas estreitas, paradas no tempo.

    281x281_Faro
  • Costa Vicentina: a costa oeste do Algarve faz parte do Parque Natural que começa mais a norte, no sudoeste alentejano. As praias de mar agitado, rodeadas de natureza selvagem contrastam com a restante paisagem algarvia, mais urbanizada. Percorrer a Rota Vicentina, de carro, mota ou bicicleta, tornou-se uma atividade popular para os turistas mais aventureiros.

    281x281_CostaVicentina
  • Serra de Monchique: localizada no interior algarvio, é muitas vezes esquecida pelos turistas. Lá situa-se Fóia, o ponto mais alto do Algarve, onde é possível desfrutar de uma fantástica paisagem, com vista sobre toda a região.

    281x281_SerraMonchique
  • Ria Formosa: este parque natural estende-se ao longo de 60 quilómetros do litoral algarvio. Para os amantes da observação de aves, esta é uma importante zona de passagem para as migrações entre o Norte da Europa e África, sendo possível avistar espécies raras. Esta zona é também conhecida pelo Cão de Água Português, uma raça algarvia ameaçada de extinção.

    281x281_RioFormosa
  • Tavira: a influência da ocupação árabe reflete-se na arquitetura da cidade – os telhados “tesoura” ou de quatro águas que recortam a paisagem de forma peculiar, ou as portas de reixa do centro histórico são elementos característicos dos edifícios em Tavira.

    281x281_Tavira

 

Braga e Guimarães

A proximidade entre estas duas cidades do Norte de Portugal merece uma visita conjunta. Braga é uma das cidades mais antigas do País e Guimarães, a cidade-berço de Portugal, local de nascimento do primeiro rei português. Provar a gastronomia local é indispensável para completar a experiência – cabrito assado, papas de sarrabulho ou bacalhau à minhota são algumas das iguarias típicas. 

281x281_Guimaraes

 

Aveiro

Considerada a Veneza de Portugal, esta cidade do litoral Centro é atravessada por uma rede de canais por onde passeiam barcos moliceiros. Também emblemático da cidade são os “ovos moles”, doce confecionado com ovos e açúcar e vendido em barricas de madeira ou envoltos numa crosta de massa de hóstia com vários formatos. Outra imagem característica da zona são os palheiros às ricas da Praia da Costa Nova, muito popular entre os visitantes.

281x281_Aveiro

Évora

Com um centro histórico rodeado e protegido por uma vasta cintura de muralhas que a UNESCO classificou com Património Mundial, Évora é um livro de História a céu aberto. Capital da região alentejana, oferece a oportunidade de provar o melhor da região – açorda alentejana, ensopado de borrego ou sopa de cação são apenas alguns exemplos das estrelas da gastronomia local.

486x486_Evora