Performance de Negócio
A monitorização das principais métricas de desempenho de negócio permite que a empresa do cliente planeie antecipadamente, efetue ajustes estratégicos e melhorias, alcance metas e acompanhe as tendências de mercado.
O que é Performance de Negócio?
A Performance de Negócio refere-se a um conjunto de métodos, processos e métricas que possibilitam uma melhor compreensão de como uma empresa está a funcionar, tendo em consideração as condições de mercado e os seus clientes, com o objetivo final de otimizar o desempenho comercial.
Existem vários indicadores-chave de desempenho (KPI) a considerar ao determinar a eficácia comercial, incluindo a receita, a notoriedade da marca, a satisfação do cliente e o envolvimento dos colaboradores.
Também conhecido como Gestão de Desempenho Empresarial (Business Performance Management -BPM), este conceito requer uma monitorização constante e a capacidade de fazer ajustes conforme necessário. A Alter Solutions fornece várias soluções de software para ajudar a empresa do cliente a acompanhar em tempo real todos esses indicadores de desempenho.
Assegura a conformidade das licenças de software, obtém conselhos para melhorar o produto e garante uma implementação adequada.
Define exatamente o que o software deve fazer e como deve ser construído.
Automatiza e otimiza o desenvolvimento de software, garantindo padrões de alta qualidade.
Obtém uma equipa de desenvolvimento totalmente personalizada para trabalhar no software, desde programadores a designers, testers ou gestores de projeto.
Desenvolve software de aplicação para suportar funções empresariais e pedidos dos utilizadores.
Analisa e resolve problemas de software relacionados com desempenho, fiabilidade, segurança, conformidade e usabilidade.
Monitoriza o desempenho do software, faz atualizações conforme necessário e resolve quaisquer erros ou falhas emergentes.
KPI comuns em Performance de Negócio
Eis algumas métricas importantes a considerar ao medir o desempenho de um negócio de IT:
Métricas financeiras
- Receita (receita total)
- Margem de lucro (receita menos despesas, resultando no lucro líquido obtido)
- Retorno sobre o Investimento - ROI (lucro obtido após um investimento específico)
- Custo de aquisição de clientes (quanto é preciso gastar para converter potenciais clientes em clientes reais)
Métricas de marketing
- Reconhecimento da marca (capacidade de uma marca ser reconhecida e recordada pelos consumidores)
- Leads qualificadas (potenciais clientes que se enquadram nos critérios para se tornarem clientes reais e valiosos)
- Tráfego do website (o volume de visitas ao website ajuda a medir a presença online do negócio)
- Retorno sobre o Investimento de Campanha (quão eficaz é uma campanha de marketing na geração de receita)
Métricas de clientes
- Satisfação dos clientes (com base em feedback)
- Retenção de clientes (clientes leais que utilizam e confiam nos serviços ao longo de um certo período de tempo)
Métricas de recursos humanos
- Engajamento dos funcionários (bem-estar, motivação e comprometimento são chaves para o sucesso)
- Retenção de funcionários (capacidade de manter os funcionários felizes)
Métricas de infraestrutura e segurança
- Eficiência de servidores e rede (como a disponibilidade do servidor e a latência da rede afetam os utilizadores finais)
- Incidentes de cibersegurança (número de problemas de cibersegurança e como afetaram o negócio)
Aumento da eficiência e rentabilidade
Acompanhar KPI importantes permitirá reduzir ineficiências e custos desnecessários, bem como melhorar o desempenho, o que, por sua vez, trará resultados financeiros.
Maior transparência
Tanto os gestores quanto os funcionários terão uma visão clara de como o negócio está a correr e do que podem fazer em conjunto para melhorá-lo. Isso também contribui para níveis mais elevados de motivação e comprometimento.
Maior sensação de controlo
Ao acompanhar KPI relevantes, obtém-se uma compreensão muito mais profunda de todos os aspetos do negócio, o que ajudará a avaliar o progresso ao longo do tempo e a antecipar potenciais problemas.
Automatização e análise em
tempo real
Painéis e relatórios são gerados automaticamente por software de desempenho empresarial, o que ajudará a obter informações em tempo real e a tomar decisões mais rápidas em relação ao negócio e às tendências de mercado.
Redução da exposição ao risco
Ao acompanhar a saúde do negócio, o cliente pode antecipar e prevenir (ou pelo menos minimizar) problemas e ameaças que possam afetar o desempenho geral da sua empresa.
IA e Data Analytics
Os nossos modelos de negócio
Outsourcing
Outsourcing IT significa contratar prestadores de serviços externos para garantir e entregar determinadas soluções e funções de IT - como desenvolvimento de software. As nossas equipas de Outsourcing combinam a experiência de Engenheiros séniores com o dinamismo e a criatividade de jovens profissionais, resultando em parcerias multidisciplinares e flexíveis que beneficiam o cliente.
Nearshore
Nearshoring significa contratar um parceiro de IT num país próximo. As equipas de Nearshore trabalham no mesmo fuso horário ou num fuso horário muito semelhante ao do cliente e partilham valores culturais de trabalho. Na Alter Solutions, honramos o ADN do Nearshore ao fornecermos metodologias de trabalho adaptadas, gestão de projetos adaptado ao cliente, projetos e equipas presenciais e um idioma comum.
Projetos Chave na Mão
O cliente lança um desafio. As equipas especializadas da Alter Solutions concebem e desenvolvem o projeto para implementação imediata. Tal como o termo "chave na mão" sugere, este modelo significa que o cliente pode simplesmente começar a utilizar o produto acabado depois de o prestador de serviços IT o desenvolver, tendo em conta os requisitos iniciais e os termos de negócios previamente acordados.
Os nossos case studies
pela nossa equipa?