Case Study
Desenvolvimento de um modelo centralizado de gestão de rede
Indústria
- Media e Telecomunicações
Desafio
Considerando que as diversas áreas/equipas do cliente trabalham com diferentes ferramentas, surgiu a necessidade de começar a utilizar uma fonte centralizada de informação, devido aos problemas do modelo de gestão anterior, nomeadamente:- Dispersão da informação;
- Alterações feitas por diferentes equipas, em momentos distintos, sem comunicação entre si;
- Impossibilidade de consultar histórico para uma rede específica.
Solução
O projeto visa desenvolver uma fonte centralizada de informação, com a integração de diversos módulos já existentes num modelo geral de gestão. As vantagens são:
-
Informação centralizada com acesso garantido a todas as equipas responsáveis;
-
Histórico de rede centralizado com vantagens práticas atuais e futuras;
-
Modelo de desenvolvimento contínuo, em que qualquer caso de estudo futuro é passível de ser acrescentado ao fluxo geral de funcionamento;
-
Possibilidade de retirar casos de estudo obsoletos ou de melhorar os mesmos, sem afetação de processos que decorrem simultaneamente na rede.
Metodologia
Para que fosse possível criar este modelo geral de gestão, foi criada uma equipa de projeto com um Gestor de Projeto responsável. A metodologia utilizada incluiu elementos de Agile e Kanban.
Tecnologias
- Java
- Google Cloud
- Kibana
- Kafka
- JavaScript
- ArangoDB
- Jira
- Excel
- PowerPoint
- Ferramentas da empresa
Resultados
As diversas equipas uniformizaram as suas frameworks específicas e encaixaram o trabalho que desenvolvem no modelo geral de gestão.
Este modelo geral contém em si toda a arquitetura de rede e envolve a fonte centralizada de informação. O desenho da solução terminou e a fase de produção está em curso.
Tempo e recursos
Este projeto é de contínuo desenvolvimento. A fase inicial de desenvolvimento da solução demorou 1 mês e 15 dias. A fase de produção até ao produto final tem uma duração prevista de 1 ano, com melhorias contínuas posteriores.
Estão atualmente a contribuir para este projeto 17 pessoas de 5 equipas diferentes, entre elas:
- 1 Vice-Diretora;
- 1 Gestora de Projeto;
- 8 Programadores;
- 2 Analistas de Dados;
- 5 Team Leaders.