Case Study
Implementação de programa de conformidade segundo os CIS Benchmarks

Indústria
- Seguros
- Empresa multinacional francesa
Desafio
Implementar um programa de conformidade de acordo com o framework CIS Benchmarks – do Center for Internet Security (CIS) – para 17 filiais de um cliente do setor dos seguros, e desenvolver uma estratégia de monitorização com os diferentes benchmarks de monitorização TAIR, SAF e outros utilizados pelo grupo:
- Implementação de controlos para 18 áreas, nomeadamente: Controlo de Acessos, Proteção de Endpoints (EDR / SEP), Gateway de web e e-mail, Firewall, Rede, HIPS (Host-based Intrusion Prevention System) & HIDS (Host-based Intrusion Detection System), Dispositivos móveis, Workstation, Servidores, Servidores web, Virtualização, Atualizações (patching), Bases de Dados, Criptografia, Cloud pública, Colaboração, Active Directory (AD), Mainframe.
- Monitorização em tempo real através do Power BI para 114 KPI.
- Desafiar os dados apresentados pela ferramenta Power BI e validar a sua veracidade e qualidade.
- Definir o âmbito de aplicação para cada filial e as especificidades das suas ferramentas não cobertas pelo programa, de modo a definir os relatórios manuais a serem criados com a filial.
- Estabelecer comités de monitorização trimestrais com as filiais e o grupo para partilhar os resultados e acompanhar medidas de remediação em casos de não conformidade (pontuação mínima: 95,4%).
- Responder a auditorias e partilhar os progressos com outras equipas SAF, TAIR, etc., através de comités de segurança.
Solução
- Colaboração com a equipa técnica do cliente para a criação, teste e correção das baselines técnicas.
- Implementação de indicadores KPI, design e desenvolvimento de um dashboard centralizado para acompanhar os índices de conformidade.
- Implementação de um Power BI para automatizar a recolha de dados a partir de sistemas não cobertos pelo programa e, em casos manuais, um sistema de SharePoint para a gestão de evidências.
- Resposta proativa a feedback do grupo a cada trimestre, fornecendo dados precisos às filiais sobre o estado das suas conformidades e propondo medidas preventivas em colaboração com as equipas dedicadas.
Metodologia
RUN.Tecnologias
- Power BI
- EDR
- SEP
- Bitsight
- ProofPoint
- Vulnerability Qualys
- VulScan
- Horus
- SIEM (Security Information and Event Management)
- SOC (Security Operations Centre)
- Cisco
- Palo Alto
Tempo e recursos
Projeto RUN – grandes etapas a cada trimestre:
- Equipa do programa de conformidade: 2 recursos.
- Equipa do cliente: 2 recursos offshore e responsável técnico do Power BI.
- Equipa funcional e estratégica: 7 consultores especializados em cibersegurança para cobrir as 17 filiais.
- Equipa de remediação: Equipa de Transformação & RUN: 30 especialistas conforme necessário.
Resultados e experiência do cliente
Com este projeto, o cliente alcançou:
- Reforço da postura de segurança.
- Uniformização de práticas.
- Gestão de desempenho e organização de prioridades.
- Eficiência na execução, melhorando a organização dos temas a tratar, implementando uma gestão de projetos eficiente e antecipando auditorias e relatórios.
- Abordagem colaborativa e transversal entre as equipas, tornando o progresso mensurável em cada um dos 114 KPI, uniformizando práticas para simplificar o acompanhamento e otimizando a gestão de segurança em todas as 17 filiais.