Case Study
Desenvolvimento de aplicação para contagem de clientes e gestão do negócio
Cliente
Indústria
- Retalho
- Fundada em 1996, em Portugal
- Especializada em eletrónica, entretenimento e eletrodomésticos
- Mais de 180 lojas em Portugal
Desafio
Este projeto surgiu na fase inicial da pandemia COVID-19, devido às seguintes necessidades:
- Por questões de segurança pública, limitar o acesso de grandes multidões dentro da mesma loja;
- Permitir a contagem do número de pessoas que visitam as lojas. Com base nisso, as lojas podem saber quais os horários de maior afluência e como podem potenciar o seu negócio;
- Apresentar diversas informações estatísticas que permitem às lojas definir estratégias de marketing, tais como:
- Qual a loja mais visitada?
- Quais os dias em que uma determinada loja tem mais afluência?
- Qual a zona da loja mais visitada?
- A loja é visitada por que faixas etárias?
Solução
A solução passou pelo desenvolvimento de 4 grandes componentes com finalidades bem definidas:
- Serviço SOAP: um serviço que permite captar os dados dos sensores das lojas em tempo real. Através dos dados dos sensores é possível saber quantas pessoas entraram/saíram das lojas, bem como outros dados;
- REST API: um servidor que se conecta ao serviço SOAP para guardar os dados dos sensores na base de dados;
- Dashboard: um painel de contagens que permite visualizar quantas pessoas entraram e saíram de uma determinada loja. Em termos práticos, este painel ficaria à frente de uma loja;
- Customer application: uma aplicação web que permite aceder às configurações da aplicação e a vários dashboards. É aqui os clientes podem configurar lojas, clientes, painéis, sensores, e ter acesso a um conjunto de informação útil para a análise do negócio da própria loja.
Metodologia
Foi utilizada uma combinação de diversas metodologias Agile. Envolveu os valores descritos do Scrum e do XP.
Tecnologias
- Serviço SOAP: ASP.NET; SignalR
- REST API: Java 8; Spring Boot
- Dashboard: Angular
- Customer application: Angular
- Base de dados: MySQL
Resultados
A adesão à aplicação por parte dos clientes foi um sucesso. Permitiu que o nosso cliente vendesse mais sensores e instalações da aplicação em várias lojas.
Houve um aumento significativo do Retorno Sobre Investimento (ROI) por parte do cliente.
Tempo e recursos
Projeto de 6 meses. A equipa envolvida incluiu:
- Gestor de Projeto;
- Analista Funcional;
- 1 Fullstack Developer (ASP.NET e Java);
- 1 Front-end Developer.
Arquitetura