Case Study

Personalização da experiência do cliente com Inteligência Artificial

Cliente McDonald's a fazer um pedido no restaurante

Cliente

 

McDonalds-logo-white-png

 

Indústria
  • Restauração
  • Empresa fundada em 1940 na Califórnia, EUA
  • + 36.000 restaurantes em mais de 100 países
  • Cerca de 1.700.000 funcionários em todo o mundo
  • 69 milhões de visitantes diários em todo o mundo
  • Presente na Europa desde 1971: o primeiro restaurante abriu em Zaandam, nos Países Baixos
  • Presente no Reino Unido e na Irlanda desde 1974: atualmente, conta com cerca de 1450 restaurantes e mais de 135.000 funcionários
  • Presente em Portugal desde 1991: atualmente, conta com 200 restaurantes e mais de 10.000 funcionários

Contexto

O projeto foi desenvolvido para atender às necessidades da McDonald's no Reino Unido e na Irlanda, dois dos maiores mercados da empresa. Esta iniciativa reflete o compromisso da empresa de oferecer experiências inovadoras e personalizadas aos seus clientes, em diferentes regiões geográficas.


Desafio

Com o objetivo de promover a interação entre famílias durante as visitas ao restaurante, o principal desafio foi o de criar histórias baseadas em parâmetros específicos definidos pelos utilizadores, entre eles até 5 nomes de pessoas da sua preferência, a sua localização e para onde se dirigem.

Este conceito exigiu a combinação de alta tecnologia com a criatividade necessária para desenvolver tramas envolventes e cativantes.


Solução

A resposta a este desafio passou por 4 passos essenciais:

  1. Inovação com Microsoft Azure
    Utilizando recursos avançados oferecidos pela plataforma Azure da Microsoft (como Data Factory, Data Lake, Web App, SQL Server e Key Vault), a equipa foi capaz de construir uma infraestrutura robusta e escalável para suportar as necessidades do projeto.

  2. Utilização do ChatGPT
    Um dos aspetos mais inovadores deste projeto é a utilização do ChatGPT para criar histórias personalizadas destinadas a famílias. Esta abordagem permite à McDonald’s oferecer uma experiência única aos seus clientes, ao mesmo tempo que promove a interação entre os membros da família durante as visitas aos restaurantes.

  3. Desenvolvimento de algoritmo C#
    A equipa desenvolveu um algoritmo em C# que, aliado à inteligência artificial, permite criar prompts com até 3 capítulos de história, baseados em enredos predefinidos, mas com uma utilização aleatória. Essa abordagem possibilita uma personalização eficaz das histórias, assegurando ao mesmo tempo um elemento surpresa para os clientes.

  4. Utilização de Text-to-Speech do Google
    Após a criação das histórias, o texto é convertido em áudio, utilizando a tecnologia Text-to-Speech do Google. Isso permite que as histórias sejam narradas de forma convincente e envolvente, proporcionando uma experiência imersiva aos clientes da McDonald's.

Metodologia

Agile.


Tecnologias

  • Microsoft Azure (Data Factory, Data Lake, Web App, SQL Server, Key Vault);
  • ChatGPT;
  • Text-to-Speech (TTS) Google.

Tempo e recursos

Este projeto teve a duração de 7 meses. A equipa contou com 3 pessoas da Alter Solutions, nomeadamente:

  • 1 Gestor de Projeto;
  • 1 Programador Back-end;
  • 1 Programador Front-end.

Resultados e experiência do cliente

O projeto desenvolvido para a McDonald’s do Reino Unido e Irlanda marcou um avanço notável na integração de tecnologia de ponta com criatividade, de modo a fornecer uma experiência personalizada aos clientes. A infraestrutura desenvolvida permitiu não só responder às necessidades imediatas do cliente, como também tornar-se escalável para outros mercados.

Uma característica única deste projeto é a capacidade de adaptar o sotaque da narração à localização do utilizador, o que confere um toque personalizado às histórias, criando uma conexão mais forte entre o cliente e a marca. A adaptação ao sotaque local é prova do compromisso da McDonald's em proporcionar uma experiência autêntica e relevante aos seus clientes em diferentes partes do mundo.