Case Study

Gestão de dados e apoio na migração para um novo sistema telefónico MS Teams Enterprise Voice

Engenheira de Dados a criar uma base de dados Power Query

Cliente

 

deutsche_bank

 

Indústria
  • Banca e Finanças
  • Sede em Frankfurt (reestabelecido em 1957)
  • Grande banco global, a operar na banca de retalho e empresarial, bem como na banca de investimento
  • Balanço total: 1.312 mil milhões de euros
  • Depósitos: 622 mil milhões de euros
  • Empréstimos a clientes: 479 mil milhões de euros
  • Aproximadamente 130.000 colaboradores (globalmente, internos e externos a trabalhar para o banco)
  • Aproximadamente 1.400 sucursais

Desafios

Criação de uma base de dados central e de uma estrutura de dados na forma de um armazém de dados, com recurso a Excel Power Query para lidar com migrações em massa todos os fins de semana:

  • Aquisição e aprendizagem da estrutura Power Query;
  • Adaptação do conhecimento técnico com o processo operacional de migração de colaboradores.

Soluções

  • Criar uma base de dados Power Query e mantê-la atualizada diariamente;
  • Realizar análise de dados para configurações especiais de várias áreas bancárias.

Metodologia

Análise empresarial e análise de dados.

Tecnologias

  • Excel Power Query (linguagem M)
  • Funções Microsoft Teams EV
  • ChatGPT
  • Softwares de apoio adicionais

Timeline

Abril 2024 – Setembro 2025

Resultados e experiência do cliente

  • Transição para tecnologia de comunicação moderna;
  • Redução de custos através da eliminação de licenças Avaya;
  • Apoio na migração em massa de colaboradores do Deutsche Bank;
  • Novas perspetivas e abordagens de solução;
  • Automatização avançada através do Excel Power Query;
  • Mentalidade de automatização avançada na área.