Case Study
Gestão de dados e apoio na migração para um novo sistema telefónico MS Teams Enterprise Voice

Cliente
Indústria
- Banca e Finanças
- Sede em Frankfurt (reestabelecido em 1957)
- Grande banco global, a operar na banca de retalho e empresarial, bem como na banca de investimento
- Balanço total: 1.312 mil milhões de euros
- Depósitos: 622 mil milhões de euros
- Empréstimos a clientes: 479 mil milhões de euros
- Aproximadamente 130.000 colaboradores (globalmente, internos e externos a trabalhar para o banco)
- Aproximadamente 1.400 sucursais
Desafios
Criação de uma base de dados central e de uma estrutura de dados na forma de um armazém de dados, com recurso a Excel Power Query para lidar com migrações em massa todos os fins de semana:
- Aquisição e aprendizagem da estrutura Power Query;
- Adaptação do conhecimento técnico com o processo operacional de migração de colaboradores.
Soluções
- Criar uma base de dados Power Query e mantê-la atualizada diariamente;
- Realizar análise de dados para configurações especiais de várias áreas bancárias.
Metodologia
Análise empresarial e análise de dados.Tecnologias
- Excel Power Query (linguagem M)
- Funções Microsoft Teams EV
- ChatGPT
- Softwares de apoio adicionais
Timeline
Abril 2024 – Setembro 2025Resultados e experiência do cliente
- Transição para tecnologia de comunicação moderna;
- Redução de custos através da eliminação de licenças Avaya;
- Apoio na migração em massa de colaboradores do Deutsche Bank;
- Novas perspetivas e abordagens de solução;
- Automatização avançada através do Excel Power Query;
- Mentalidade de automatização avançada na área.